JBS anuncia Programa “Juntos pela Amazônia”

Programa aproveita a tecnologia blockchain para aprimorar o monitoramento de fornecedores de gado.

Setembro de 2020 – A JBS, segunda maior empresa de alimentos do mundo, está comprometida com a produção sustentável de alimentos e com a eliminação do desmatamento de sua cadeia de fornecimento. Durante mais de uma década, a Empresa utilizou imagens de satélite para monitorizar uma área maior que a Alemanha, garantindo que 100% dos seus fornecedores diretos de gado cumprem as suas políticas de fornecimento responsável, incluindo o compromisso de longa data da Empresa com a desflorestação zero. Porém, a JBS sabe que pode fazer mais.

Hoje, a JBS anuncia o programa Juntos pela Amazônia , uma série de iniciativas inovadoras e de longo prazo que se baseiam no legado da Empresa de conservação e desenvolvimento sustentável no bioma Amazônia. O programa envolverá líderes da indústria, sociedade civil, autoridades governamentais e partes interessadas ambientais para propor ações significativas que fortalecerão a sua cadeia de valor e ajudarão a preservar este bioma crítico.

O programa é consistente com as prioridades de sustentabilidade de longo prazo da Companhia, incluindo o compromisso com o combate às mudanças climáticas, que é uma das metas globais de sustentabilidade da Companhia apresentadas em 2019. Os pilares fundamentais do programa Juntos pela Amazônia são: (i) desenvolvimento da cadeia de valor; (ii) conservação e restauração florestal; (iii) apoio às comunidades locais na Amazônia; e (iv) pesquisa científica e desenvolvimento tecnológico.

O primeiro pilar consiste em três iniciativas principais. A primeira delas é a Plataforma Verde JBS, uma plataforma blockchain que permitirá à Companhia rastrear os fornecedores de seus fornecedores de gado até 2025.

A segunda é o compartilhamento da tecnologia de monitoramento de fornecedores da Companhia e de sua política de fornecimento responsável com toda a cadeia de valor, incluindo toda a indústria alimentícia, produtores pecuários, agricultores familiares, instituições financeiras e setor do agronegócio. A terceira iniciativa proporcionará aos fornecedores educação ambiental, pecuária e apoio jurídico.

A Companhia também anuncia a criação do Fundo JBS Pela Amazônia, fundo que financiará importantes projetos e ações de estímulo ao desenvolvimento sustentável no Bioma Amazônia. A JBS contribuirá com R$ 250 milhões nos primeiros cinco anos e até R$ 500 milhões até 2030.

“Hoje reiteramos publicamente nosso compromisso com a sustentabilidade da Amazônia. Esperamos que nossas ações hoje ajudem a acelerar o combate urgente ao desmatamento, ao mesmo tempo que fomentam a bioeconomia, práticas agrícolas sustentáveis ​​e oportunidades de desenvolvimento social”, afirmou Gilberto Tomazoni, CEO Global da JBS.

Desenvolvimento da cadeia de valor

Atualmente, a JBS, de acordo com sua Política de Fornecimento Responsável de Matérias-Primas, monitora 100% de seus fornecedores de gado utilizando rígidos critérios de sustentabilidade, incluindo tolerância zero ao desmatamento, invasão de terras indígenas ou unidades de conservação ambiental, trabalho forçado ou utilização de áreas embargadas. pelo Ibama. O programa de monitoramento da Companhia inclui análise on-line diária de mais de 50 mil fazendas fornecedoras de gado.

“Ao longo da na última década, fizemos investimentos significativos para estabelecer um dos maiores sistemas de monitoramento de fornecedores privados do mundo. Também participamos de iniciativas do setor, junto com organizações não-governamentais e o Ministério Público Federal nos estados da Amazônia Legal, e patrocinamos programas educacionais para nossos fornecedores para ajudá-los a melhorar a gestão de suas terras”, disse Wesley Batista Filho, CEO da JBS América do Sul e Seara.

A Plataforma Verde JBS é uma iniciativa inédita que cruzará dados dos fornecedores da Companhia com dados de transporte de gado. A tecnologia permitirá à JBS estender aos demais elos da cadeia produtiva os mesmos critérios socioambientais que aplica atualmente aos seus fornecedores na Amazônia. A iniciativa empregará a tecnologia blockchain justamente para fornecer acesso confidencial e seguro às informações de seus fornecedores. As informações serão auditadas e os resultados reportados no relatório anual e de sustentabilidade da Companhia.

A JBS lançará campanhas de engajamento com fornecedores e demais interessados ​​para garantir que todos os fornecedores de seus fornecedores estejam incluídos na Plataforma JBS Verde até 2025.

“Estamos confiantes de que a nossa indústria e todas as outras partes interessadas importantes se juntarão a nós neste importante empreendimento. Acreditamos que por meio de colaboração, parceria e engajamento conseguiremos provocar mudanças transformacionais no Bioma que resultarão em uma produção cada vez mais sustentável”, afirma Renato Costa, CEO da Friboi, unidade de negócios de carne bovina da Companhia.

Além disso, a JBS também fornecerá serviços de consultoria jurídica, ambiental e pecuária para ajudar os produtores a melhorar o manejo de suas terras. JBS ampliará sua atuação educacional em sustentabilidade

Compartilhamento
Últimas Notícias
Ver todas