JBS realiza estudo que confirma o Kind Leather como o couro com menor impacto ambiental

Fabricado pela JBS Couros, em parceria com a Asiatan, estudo mostra que é possível melhorar a produção de couro e reduzir cada vez mais a pegada ambiental

São Paulo, 30 de outubro de 2020 – Para que um material seja verdadeiramente sustentável, seu uso deve incluir toda a cadeia produtiva. Essa é a convicção da JBS Couros, que submeteu o Kind Leather a uma Avaliação do Ciclo de Vida (ACV) em parceria com a Asiatan.< /strong> Os resultados da ACV confirmaram que a abordagem de introdução da remodelação de projetos na cadeia – desafiando padrões antes considerados inerentes ao sistema produtivo – é a forma correta de minimizar o impacto ambiental na indústria.

Lançado em 2019, o Kind Leather utiliza um processo produtivo mais eficiente e inovador, que inicialmente descarta aquelas partes do couro que têm pouca utilidade, já que esse material pode posteriormente ser enviado para outras indústrias – como farmacêutica e alimentícia, transformando resíduos em matéria-prima. materiais e contribuindo significativamente para a sustentabilidade de toda a cadeia de valor.

O resultado da aplicação técnica que mede a possível pegada ambiental da fabricação e utilização de determinado produto ou serviço, a partir de estudo para o segmento de calçados esportivos, revelou que a técnica de produção do Kind Leather é mais sustentável do que a tradicionalmente utilizada para calçados convencionais. couro. Elaborada a partir de informações coletadas em 2019, a avaliação levou em consideração todas as etapas da produção do couro.

Para estabelecer as comparações na mesma base técnica e metodológica, a análise também incluiu o método de produção tradicional utilizado pela Asiatan, que não possuía otimizações no uso de recursos naturais e utilizava a substância wet blue full como matéria-prima. Os resultados da comparação mostraram que a metodologia proposta pelo conceito Kind Leather – que redesenha as etapas iniciais do processo, propõe a divisão do couro antes do curtimento e reduz o uso de produtos químicos – é ambientalmente mais eficiente.

A ACV do Couro Gentil foi a primeira a usar dados primários de fazendas e frigoríficos, tornando-se um dos estudos mais detalhados já realizados na indústria do couro. “Na maioria dos casos, estes estudos utilizam valores padrão para refletir a atribuição da pegada ambiental da exploração agrícola ao couro, que são de longe menos precisos quando descrevem o impacto real do produto. Este diferencial é especialmente importante, uma vez que a fase de criação de gado representa uma fatia considerável da pegada total. Com a utilização de dados primários e auditáveis, foi possível utilizar fatores de alocação precisos para o couro”, explica Guilherme Motta, CEO da JBS Couros.

A metodologia foi desenvolvida e aplicada pela empresa italiana Spin360, com sede em Milão, especializada em realizar estudos de avaliação de ciclo de vida e ações de sustentabilidade na cadeia de fornecimento de couro. O modelo desenvolvido pela JBS foi totalmente baseado na avaliação analítica dos processos fabris, levando em consideração mais de 10 mil pontos de dados agregados em 220 variáveis, representando a contribuição para oito diferentes categorias de impacto.

“O Kind Leather chegou ao mercado como uma nova alternativa para a produção de couro em todo o mundo. Trabalhamos muito nos últimos anos para realizar estudos contínuos a fim de aprimorar a gestão da nossa plataforma de couro sustentável, buscando insights, inovações e caminhos para otimização dos produtos. A próxima etapa será realizar otimizações de processos a partir desse estudo para buscar soluções ainda mais eficientes para todo o nosso sistema produtivo”, acrescenta Motta.

O estudo de ACV faz parte do planejamento estratégico de sustentabilidade mais amplo da empresa e implica a adoção de uma abordagem científica para minimizar exponencialmente a pegada ambiental do Kind Leather. Além disso, está em conformidade com a ISO 14040 e é baseado nas mais atualizadas Regras de Categoria de Produto (ou PCRs).

Sobre a JBS Couros

A JBS criou a unidade de negócios couros em 2009 como parte importante de sua estratégia de agregar valor à cadeia produtiva. A JBS Couros é a maior indústria de processamento de couro do mundo, com 21 unidades fabris, três unidades de corte, cinco centros de distribuição, três showrooms e quatro escritórios de vendas em quatro continentes. A empresa conta atualmente com cerca de 7 mil colaboradores em todo o mundo e fabrica couros nas fases wet blue, semiacabado e acabado para os setores automotivo, moveleiro, calçadista e artefatos. Nas linhas de produção de couro, procedimentos claros e padronizados, aliados a constantes investimentos em tecnologia e treinamento, fazem da JBS Couros uma das empresas mais modernas do mundo, transformando materiais orgânicos em produtos de alto padrão e qualidade, amplamente utilizados nas indústrias globais.</em >

Compartilhamento
Últimas Notícias
Ver todas